quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Filme: Uma Noite Em 67

"Uma Noite em 67 é um documentário sobre seis canções. Simples assim. O complexo, na história do filme e do Brasil, é que em torno dessas apresentações giraram e ainda giram as questões mais essenciais da nossa cultura popular." (Carlos Nader, documentarista - Trip)





SINOPSE
No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor. Isso é Uma Noite em 67, um convite para viver a final do Festival da Record que mudou os rumos da MPB.

Ficha técnica
Direção: Renato Terra e Ricardo Calil
Coprodução: VideoFilmes e Record Entretenimento
Produção executiva: João Moreira Salles e Mauricio Andrade Ramos
Consultoria: Zuza Homem de Mello
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Som: Valéria Ferro
Montagem: Jordana Berg
Mixagem: Denilson Campos
Produção: Beth Accioly
Coordenação de produção: Carolina Benevides
Coordenação de finalização: Bianca Costa
Pesquisa: Antonio Venancio



"Um programa de TV? Um ringue de luta? Uma festinha doméstica de fim de ano? Ou um microcosmo da cultura em transformação? O festival foi tudo isso e muito mais. O filme o rememora mediante reflexões reveladoras, contradições expostas e informações inéditas de bastidores. Não precisa mais que isso para se ter um bom documentário." (Carlos Alberto Mattos)

"Nos divertimos muito vendo o documentário Uma Noite em 67. O formato é simples, alternando imagens da época com depoimentos recentes dos cantores, mas generoso em detalhes."  (Daniel Piza, O Estado de S. Paulo)


TRAILER:

 
"Uma Noite em 67 registra um daqueles raros momentos em que se vê uma cultura, um país, no ato de sua transformação. Existe um antes e um depois daquela noite extraordinária, cuja história os diretores Renato Terra e Ricardo Calil contam com grande precisão e inteligência. Para nós da VF, participar de um filme desses é um privilégio, e reforça a razão de ser da produtora.”
Walter Salles



Site do Filme



“Para quem viveu aqueles anos, trata-se de um passeio pela memória; para quem, daquelas canções, conhece apenas as lendas (...), o filme é um passeio pelo Brasil que fez manifestação contra a guitarra elétrica e, calado pela ditadura, parecia disposto a vaiar quem quer que fosse, de Roberto Carlos a Caetano Veloso” (Ana Paula Sousa – Folha de S. Paulo)

 “Contra a azia e a má digestão causadas pelas recentes falas de dois generais, existe um antiácido. Trata-se do documentário “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil (...). É uma deliciosa viagem” (Zuenir Ventura – O Globo)

“O filme faz uma excepcional prospecção de imagens da época e acerta ao preservar as apresentações completas dos concorrentes” (Luiz Zanin – O Estado de S. Paulo)

"O filme é mais do que ‘musical’. É político, ideológico. Foi, para mim, uma experiência visceral." (Luiz Carlos Merten – O Estado de S. Paulo)







Sessão Notívagos: Dia 11/09 com o filme “Uma noite em 67” – Um filme sobre o festival que revolucionou a música brasileira. As bandas: Apanhador Só (RS) e Road To Joy (SE)


Siga o @cinecult no Twitter.


Qualquer dúvida é só entrar em contato pelos comentários ou pelo nosso Twitter.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário